quinta-feira, 13 de março de 2008

Bandeira a Meio Mastro!

Nação de Futebol – Rodrigo “raTo” Seixas
Texto publicado no jornal Chega São Paulo!


Nação, s.f. (1. natione): Conjunto dos indivíduos que habitam o mesmo território, falam a mesma língua, têm os mesmos costumes e obedecem à mesma lei, geralmente da mesma raça. Col. (quando unidas para o mesmo fim): aliança,coligação, confederação,federação, liga, união. 2. País. 3. O povo de um país. 4. O governo do país; o Estado. 5. A pátria, o país natal. 6. Raça, origem, casta. S. f. pl. Bíblia. Os gentios, os pagãos.
Nacionalismo, s.m.: 1. Preferência acentuada por tudo o que é próprio da nação a que se pertence. 2. Patriotismo. 3. Política de nacionalização de todas as atividades de um país.
Nacionalista, adj. m. e f.: 1. Que se refere à independência e aos interesses nacionais. 2. Patriótico. S. m. e f. Pessoa partidária do nacionalismo.

Sempre fui curioso por conhecer a cultura de um povo. Sempre que tive a oportunidade, não hesitei em conhecer culturas diferentes. Cada país tem sua cultura histórica, popular e a habitual. Por mais que os países terceiro-mundistas tendem a se influenciar nas culturas habituais dos países de primeiro mundo, o Brasil assume um papel secundário neste cenário, esquecendo a sua cultura, apropriando de culturas alheias para se beneficiar aos outros países.
Por exemplo, somos mais desenvolvidos que o Peru, porém o povo peruano não tem vergonha de esconder sua cultura. Descendentes de Incas, tem a marca do sofrimento na cara, mas sempre fazem questão de mostrar ao mundo a sua história, a sua cultura, o seu passado.
O brasileiro é diferente, é americanizado! Tem vergonha de vestir a camisa do seu próprio País, mas usa estampadas em camisetas as bandeiras dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Itália e até da Jamaica, pois está na moda. Mas ai chega a Copa do Mundo... o país pára!
Por quê somos brasileiros apenas na Copa? Por que a única camiseta do Brasil que usamos é a da CBF? Se eu for continuar com estas perguntas, não acabarei mais.
Temos que vestir mais a nossa camisa, temos que cobrar sempre de quem nos representa, ou até mesmo, temos que cobrar mais de nós mesmos! Ao invés de nos focarmos em tendências externas, devemos nos focar e se orgulhar do que é nosso, dos nossos filmes, dos nossos livros, da nossa cultura histórica.
O brasileiro tem preconceito dele mesmo, se orgulha para falar de outros povos, mesmo que seja de um país bem distante, que não uma tecnologia como a nossa, ou que também não tenha a vontade de lutar como a nossa.
Sabemos que muitas vezes não temos motivos para nos orgulhar, quando nos lembramos ou começamos a discutir a nossa história política até os dias de hoje. Mas ao invés de não nos orgulharmos, por que não começamos a agir? Até quando o ditado de que “manda quem pode e obedece quem tem juízo” vai prevalecer? Quando vamos sair pelas ruas com a garra de lutar para deixarmos de sonhar escondido com um Brasil honesto e sem violência?
São perguntas que nunca se calam quando leio no dicionário o significado de Nação, Nacionalismo e Nacionalista e olho para dentro!

6 comentários:

. Cáh . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. Cáh . disse...

é rato...!!!
é dificil isso, pq eu sou o tipo de brasileira que amo a cultura, mas infelizmente não visto a camisa nem fora de copa e muito menos na copa.Prefiro uma camiseta com a bandeira do brasil que akela toda amarela ou azul da CBF...
Detesto copa do mundo tb..o bom é se reunir para assistir aos jogos .. tomar uma cervejinha..e ver aos jogos...e olha que gosto de ver a maioria não só Brasil e tal..!!!
Mas voltando eu acho que tem muito brasileiro que sente vergonha do pais, pelas atitudes tanto do povo quanto do politicos...!!

Aiiii não gosto de escrever sobre isso pq eu nunca sei me expressar escrevendo quando!!!! MAs isso são ideias para discutir ao vivo...UAHUAHUAHAUHAUHAUHA...!! Ai eu topo...!!!

Nhaiiii e Hoje é quinta feira..
\o/ ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...!!!

Beijâoooo FrodinhOOO!!

PS; Acho que não escrevi nada com nada.

Mayara Hopp disse...

Eu não sou patriota, nem um pouco, mas não pelo nosso país (que é lindo), mas sim pela sua nação!
Meu sonho sempre foi conhecer qq país a fora, e eu sei que eu vou realizar!!! quem sabe isso não seja dakiuns tempos em san diego que tbm eh um sonho qu eu tenho desde menina! ou depois da facul no caribe mergulhando com os tubaroes, ou kem sabe no canadá na casa de um tio indo a estudos.. ou na alemanha!! oportunidades nao faltam.

beijooooss

Daniel disse...

Amo meu país!

É acho que temos muita cultura também. Basta visitar outros Estados para perceber isso.

Quando à aqueles que vestem camisas de outros países, não acho de todo errado, afinal de contas, o brasileiro é uma mistura de raças. Eu, por exemplo, sou descendente de Português e Italiano. Muito mais Italiano do que Português. Sou Bedotti. E sei que a Itália é linda, mas acho que gostaria de conhecer primeiro a Inglaterra, e não apenas por causa dos Beatles, mas pelo país também. Mas antes gastaria toda minha grana viajando meu país, que é lindo demais.

abs

Daniel disse...

Nossa, nem reparem nos erros de português no meu comentário ahaha
abs

Diário de uma paulistana disse...

Parto do princípio que não nasci aqui por acaso. Se estou aqui devo fazer algo pelo meu país.
Claro que quero conhecer outros países, já que isso é conhecimento, cultura e enfim mágico e necessário. Mas sou Nacionalista, sim!
Claro que adoraria ter vivido na época ditadura e mesmo correndo o risco de ser exilada, torturada, presa política, mas seria com orgulho, por poder fazer algo pelo meu país, pelo meu povo!
Concordo que o Brasil é só corrupção, futebol e carnaval. Mas acho que hoje em dia falta um pouco de coragem, vontade, garra, sentimento de justiça da nossa parte (povo brasileiro) de ir as ruas, lutar ou sei lá, mas fazer algo que mostre que você é contra a corrupção, nem que seja pra jogar uma bomba no senado. Não sei... mas me sinto limitada e uma perfeita idiota assistindo a toda essa palhaçada que vivemos de braços cruzados.
Não penso em morar fora. Amo meu país. E quero lutar por ele. A minha maneira. Mas sempre NACIONALISTA!

bjOkas se cuida

e vc tbm vale ouro!
e eu tbm te amo!