sábado, 24 de janeiro de 2009

Salar de Uyuni




O Salar de Uyuni, mais conhecido como "deserto de sal", está localizado na região de Oruro, Bolívia. É considerada a maior planicie salgada do mundo e fica a 3.650m de altitude. Um lugar mágico nos Andes.
Cerca de 40.000 anos atrás, era um lago pré-histórico que acabou secando, e se formou o famoso deserto de sal, com mais de 12.000 km2 de área, tornando-se maior que o lago Titicaca que divide fronteira entre Peru e Bolívia.
Sempre que pensamos em fazer uma viagem, com certeza o deserto de sal não está nos nossos planos. Para a minha surpresa, foi um dos lugares mais exuberantes que já conheci. Fui sem propósito algum justamente por nunca ter ouvido falar a respeito, e me deparo com uma natureza jamais vista pelos meus olhos.
Flamingos dividindo beleza com um vulcão em meio ao deserto, que de tão extenso não conseguimos olhar para seu fim. Tão grande que neste deserto, talvez por ironia mesmo, possue um hotel feito inteiro de sal, é mole!?
Cactus e rochas marinhas fazem parte da paisagem, mostrando-nos toda a beleza de uma natureza que jamais poderemos interpretar, o que nos resta é apenas admirar, respeitar e preservar. Pois a nossa cidade cinza, ou então, a nossa selva de pedra um dia também virará história, não tão bela como as que temos o privilégio de admirar hoje, já em extinção.

Um comentário:

Juliana disse...

belas fotos, ratolino!

a do outro post já tinha visto em primeira mão! é linda, mas gosto mais dessas, que vivemos! e muito legal vc ter vivido essa experiência... quando eu crescer, vou levar algumas batatas fritas pra lá... pq gosto delas beeeemmm salgadas!

beijocas.