segunda-feira, 28 de setembro de 2009

.inti.



A divindade suprema da religião Inca era o SOL (Inti, deus do Alto) e também, Viracocha (deus de Baixo). O SOL refere-se ao céu, fogo, a serra e ao alto; Viracocha aponta para a Terra, a água, a costa, o baixo. Viracocha era o deus criador e civilizador do universo. Inti, o DEUS SOL, era a divindade protetora da Casa Real. Seu calor era vital para as plantas crescerem. UM ROSTO HUMANO SOBRE UM DISCO RADIANTE ERA A SUA REPRESENTAÇÃO. Membro dominante desse panteão, do qual se acreditava descender a família real. O Inca reinante era, portanto, considerado um Deus Vivo, sendo estreitamente identificado ao próprio SOL. Na qualidade de Deus não podia errar, e todos seus desejos eram leis.


Na mitologia Inca, Mama Killa era a esposa do deus Inti. Esta deusa representada pela LUA acompanhava Inti em igualdade na corte celestial. Era a mãe do firmamento, tinha uma estátua sua no Templo do Sol, onde uma Ordem de Sacerdotisas a cultuavam. Naturalmente a deusa Mama Killa estava ligada ao fervor religioso das mulheres, eram elas que formavam o núcleo de suas fiés seguidoras, já que a deusa Mama Killa podia compreender seus desejos e temores e dar-lhes o amparo buscado.


P.S.: em mais uma sessão, termino meu DEUS SOL.

5 comentários:

Fê Volpi disse...

Fui conhecer um pouco sobre este mundo fascinante, que te encanta, depois de começar a ler "A princesa do Sol".

Talvez eu ainda saiba pouco, mas de bom gosto eu entendo: a tattoo ficou show (ou melhor, está ficando!)

Que o Sol e a Lua estejam sempre em sintonia...

Daniel disse...

Certeza que esse pessoal usava drogas rsrs

Brincadeiras a parte, acho legal seu interesse por toda a cultura deles, tanto que já viajou por aquelas bandas.

A tatoo ficou legal pra caralho.

Isso me lembrou AZKA

abs

Maicon disse...

po... muito massa tua tatoo
tava procurando um desenho bala dos grandes deuses inti e viracocha ou algo q representasse o grande imperio do sol pra tatuar e achei tua tatoo no google. gostei mesmo. c tiveres algum modelo ou foto dela acabada e puderes me mandar seria grato...valeu

maicondreher@hotmail.com

Gilberto disse...

e ae galera!! acabei de voltar do mochilao na bolivia e peru, conheci um pouco da historia, cultura, sociedade dos caras e to de cara...
achei irada sua tatoo, queria tatoar aquele sol inca que tem num portao em cuso, na avenida del sol... se alguem tiver um desenho maneiro ai de sol inca me add no msn gi_barato@hotmail.com

trannkiiiiiilo!!!

ricardo pallaoro disse...

saudaçoes... magnifico es machu pichu...
queria trocar umas ideias sobre sua tatuagem... falou
me add no msn. pallaorogralha@gmail.com